Food Defence o que significa?

A defesa dos alimentos (Food Defence) é a proteção de produtos alimentares contra contaminação intencional ou adulteração por agentes microbiológicos, químicos, físicos ou radiológicos introduzidos com a finalidade de causar danos. Aborda preocupações adicionais, incluindo segurança física, pessoal e operacional.

Grande parte do foco na segurança alimentar, tem sido prevenir a contaminação acidental ou não intencional de produtos e matérias primas por microrganismos e agentes que ocorrem naturalmente. A contaminação intencional pode ocorrer quando pessoas de dentro da empresa como os colaboradores, colaboradores insatisfeitos ou terroristas que se infiltraram na organização, cometem seus crimes enquanto realizam suas atividades operacionais.

O espectro da contaminação intencional de alimentos varia de grupos extremistas (terrorismo) a colaboradores insatisfeitos (sabotagem), a colaboradores da empresa empenhados em adulteração motivada economicamente (falsificação e fraude).

Entidades reguladoras e a indústria, podem implementar estratégias e usar ferramentas para proteger as suas instalações de processamento contra contaminação intencional ou adulteração. Definido como proteção ou mitigação, esse processo envolve avaliar o risco e as vulnerabilidades de uma única cadeia de produção ou de uma instalação e trabalhar para mitigar esses riscos, a fim de evitar um evento e reduzir a gravidade de um evento.

Compreender a cadeia de produção envolvida num sistema alimentar é difícil, devido à sua natureza complexa, mas ter uma boa compreensão de onde vem as matérias primas rececionadas pode ajudar a mitigar a contaminação e a adulteração. Uma boa gestão da cadeia de produção, juntamente com a realização de auditorias regulares e análises do controlo da qualidade, pode ajudar a proteger as empresas contra contaminações originadas fora da instalação.
Além disso, as empresas podem aproveitar as ferramentas baseadas em cenários existentes e seguir as diretrizes das Boas Práticas de Fabrico.

A maioria das instalações deve ter um programa de defesa de alimentos para cumprir com os requisitos de Boas Práticas de Fabrico (BPF) ou GFSI (Global Food Safety Initiative). Com a introdução dos esquemas aprovados pelo GFSI (FSSC 22000, BRC, Global G.A.P, etc.), os requisitos para gestão de crises, preparação para emergências, programas de segurança, formação para a defesa alimentar e planeamento de gestão, ganharam um foco maior.
A indústria alimentar, deve de adotar uma abordagem de negócios e aplicar os princípios de defesa alimentar a todas as entradas do processo que impactam o produto acabado.

É fundamental considerar ameaças e vulnerabilidades ao lidar com a defesa de alimentos na fase de planeamento. No entanto, cabe à organização decidir até que ponto estaria disposta a ir para salvaguardar a sua cadeia de abastecimento alimentar.
Uma avaliação de vulnerabilidade “de dentro para fora” pode-se mostrar eficaz, mas uma análise complementar de fora para dentro tornaria a defesa de alimentos mais abrangente, expandindo assim seu âmbito em áreas críticas dentro da cadeia de produção.
Qualidade, segurança e eficiência são os principais impulsionadores da cadeia de valor dos alimentos. Cada um desses elementos interfere na sustentabilidade de seus negócios, na conveniência dos seus produtos e na comercialização de seus negócios.

Pretende iniciar o processo de implementação de referências de Segurança Alimentar como:
· Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar | ISO 22000
· HACCP | Codex Alimentarius
· Food Safety System Certification | FSSC 22000
· Global Standards Food | BRC
· International Featured Standard | IFS Standard

Procura uma entidade parceira para auxiliar ao longo desse processo?
A Bracing possui uma experiência de centenas de certificações e uma equipa especializada de consultoria que desenvolve soluções à medida de cada organização.

Marque uma reunião sem compromisso e teremos todo o gosto em demonstrar o valor acrescentado de um sistema de gestão, aplicado especificamente à sua organização.

Mostrar botões
Esconder botões
Scroll to Top