A ISO 21001 é resposta para apoio na Gestão para Organizações Educacionais?

Os padrões do sistema de gestão ISO, têm ajudando Empresas a estabelecer sistemas de gestão de qualidade segundo ISO 9001, cultivando o dever de melhoria no que respeita à gestão ambiental através de sistemas de gestão ambiental com ISO 14001 e gerir o desempenho de saúde e segurança da dos trabalhadores através do Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho segundo a ISO 45001. Agora, as diretrizes apresentadas na estrutura de alto nível, estão preparadas para beneficiar as empresas que procuram uma causa nobre e crucial: a educação segundo a ISO 21001.

A ISO 21001: 2018 – Sistemas de Gestão para Organizações Educacionais foi lançada em Maio de 2018. É a primeira edição do padrão internacional para sistemas de gestão, para organizações educacionais. A educação é a raiz da sociedade produtiva. A educação proporciona um período prolongado de aprendizagem, através do qual o conhecimento e a capacidade de tomar decisões podem estimular e desenvolver. No entanto, mesmo escolas com um bom desempenho ou outros locais de aprendizagem, precisam de avaliar se as necessidades educacionais dos seus alunos são consideradas.

No mundo corporativo, identificar claramente os objetivos e avaliar as metas concluídas, ajuda a medir o sucesso, a ISO 21001: 2018 visa fornecer essas ferramentas para organizações educacionais. Em geral, o documento padrão internacional, fornece uma ferramenta de gestão comum para organizações que fornecem produtos e serviços educacionais, que são capazes de gerir os requisitos e expectativas dos alunos e outras partes relevantes. De acordo com a ISO, a ISO 21001: 2018 destina-se a ser útil para todos os tipos de fornecedores de educação. Isso varia do jardim de infância ao ensino superior, bem como centros de formação e estudo de serviços de e-learning.

Assim como outros padrões do sistema de gestão ISO, este, implementa o ciclo PDCA (Planear, Fazer, Verificar, Atua), permitindo que as organizações entendam o seu contexto, a liderança e responsabilidade social. Por fim, uma organização educacional com a ISO 21001: 2018 implementada, deve ser capaz de criar uma cultura organizacional com a ajuda das políticas e objetivos estabelecidos, para impulsionar a sua missão em direção à realização da sua visão. A ISO 21001: 2018 identifica vários benefícios importantes como melhor alinhamento de objetivos e atividades com políticas, aprendizagem mais personalizada, maior credibilidade da organização junto do mercado, maior participação das partes interessadas, harmonização de uma infinidade de padrões dentro de uma estrutura internacional e estímulo à excelência e à inovação. Assim como qualquer boa educação, os resultados da ISO 21001: 2018 podem não ser sentidos instantaneamente. No entanto, com o tempo, o setor de educação e a economia como um todo, podem beneficiar da implementação deste referencial para melhoria e/ou aperfeiçoamento das suas metodologias.

Pretende iniciar o processo de certificação da sua organização na norma ISO 21001?

Procura uma entidade parceira para auxiliar ao longo desse processo? A Bracing possui uma experiência de centenas de certificações e uma equipa especializada de consultoria que desenvolve soluções à medida de cada organização.
Marque uma reunião sem compromisso e teremos todo o gosto em demonstrar o valor acrescentado de um sistema de gestão, aplicado especificamente à sua organização.

Mostrar botões
Esconder botões
Scroll to Top