A importância da ISO 37001 para sua Organização

ISO 37001 tem como objetivo apoiar as organizações e é uma norma de Sistema de Gestão com foco na prevenção, deteção e resposta à corrupção, a partir de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis em vigor, com o auxílio de requisitos, políticas, procedimentos e controlos adequados para lidar com os riscos de corrupção.

Como qualquer norma de Sistema de Gestão, a sua aplicabilidade abarca todo o tipo de organizações e tem como objetivos a criação de uma cultura de anticorrupção e a especificação de boas práticas de gestão no combate à corrupção.

Tratando-se de uma “norma de requisitos” é possível obter a certificação do sistema de gestão com base neste normativo e a integração com outras normas de Sistemas de Gestão (ISO 9001, ISO 14001, entre outras).

Para ficar a conhecer melhor a norma, vejas algumas questões e respostas aos principais temas que preparámos para si:

Quais são os passos de implementação da ISO 37001?

  1. Estabelecer uma política de integridade e transparência na organização;
  2. Definir o âmbito do Sistema de Gestão de Anticorrupção;
  3. Obter o comprometimento da Gestão de Topo;
  4. Cumprir a legislação em vigor referente ao assunto em questão;
  5. Definir ações para contemplar os riscos de suborno e os objetivos de anticorrupção, incluindo os meios de como alcançá-los;
  6. Promover formação e a consciencialização em anticorrupção, a partir de uma comunicação eficaz e clara;
  7. Determinar a informação documentada necessária para assegurar a eficácia do Sistema de Gestão de Anticorrupção;
  8. Rever a política de gestão, mantendo-a apropriada à organização e promover a melhoria contínua da mesma, com o envolvimento dos colaboradores e da gestão da organização.

Quais os principais objetivos do Sistema de Gestão de Anticorrupção?

O objetivo principal é apoiar as organizações a combaterem a corrupção por meio de uma cultura de integridade, transparência e conformidade com as leis e regulamentações aplicáveis.

A implementação da norma é uma demonstração para as autoridades, investidores, acionistas, fornecedores, parceiros, colaboradores e a sociedade em geral de que a organização está comprometida em adotar controlos eficazes, sustentados em padrões internacionais, para combater a corrupção em todas as suas formas.

Quais os benefícios da ISO 37001?

  • Minimizar os riscos de ocorrência de suborno;
  • Obtenção da confiança das partes interessadas, pois demonstrará que a organização tomou medidas para prevenir a corrupção;
  • Com a certificação ISO 37001, garante que a organização esteja em conformidade tanto com a norma, como com a lei;
  • A organização demonstra que trabalha com as melhores práticas, e assim permite vantagem competitiva, estando à frente da concorrência.
  • Transparência com os acionistas, investidores, clientes e parceiros.

A quem se destina e qual é o impacto da ISO 37001 nos negócios?

A ISO 37001 pode ser implementada em qualquer organização, seja do setor público, privado ou sem fins lucrativos, independentemente do tipo, localização e tamanho e pode ajudar a proteger a sua organização de:

  • Suborno por e contra sua organização ou sua equipa;
  • Subornos pagos ou recebidos pela sua organização ou por terceiros.

Fale connosco e veja como melhorar as condições de integridade e transparência dos seus colaboradores e consequentemente investir também na visibilidade da sua organização.

A Bracing possui uma área de Qualidade e Agilidade das Organizações com uma vasta experiência que poderá dar resposta às suas necessidades.

Marque uma reunião sem compromisso e teremos todo o gosto em demonstrar o valor acrescentado de um sistema de gestão, aplicado especificamente à sua organização.

Mostrar botões
Esconder botões
Scroll to Top