Assessoria e Consultoria para os negócios

Sinto que falta uma peça fundamental no meu negócioQuero sabel qual é e como obtê-la!

Se este é  o seu sentimento, veja qual das seguintes soluções lhe soa melhor e contacte-nos para analisarmos em conjunto o seu negócio! 

Somos os seus parceiros especializados para a aceleração de resultados e sustentabilidade dos negócios nos diversos estágios das empresas:

 1. Testar e validar novas ideias e respetivos modelos de negócio; Validar clientes // #empreendedorismo #inovação;

 2. Estruturar e criar novos negócios e empresas // #startups #spin-off;

 3. Fazer crescer e expandir negócios e empresas // #scale-ups #EmpresasDeElevadoCrescimento;

 4. Apoiar a reestruturação de empresas // #TurnOver #AvaliaçãoDoNegócio #AumentoDeCompetividade #ReorientaçãoDoNegócio #NovaEstratégia.


Desde…
A análise de uma “simples”
ideia de negócio à reformulação da estratégia de negócio,
Ao reposicionamento do negócio no mercado, isto é, a forma como se está a apresentar, a comunicar e a vender os produtos e/ou serviços,
Ao estudo da produtividade das operações (eficiência) e à saúde financeira (atual e previsível de crescimento),

Existem sempre necessidades emergentes e novas oportunidades alcançar mais valor acrescentado noseu negócio!


Se o mercado está em constante ebulição e inovação,

Qual das seguintes peças é a mais importante para si e para o seu negócio?

Soluções à medida para o seu negócio 

Desenho Estratégico

Desenho e implementação da estratégia de crescimento sustentável do seu negócio

Com uma vasta experiência de mercado, constatamos que os empresários e os gestores das micro e pequenas empresas portuguesas (PME) necessitam superar um vasto conjunto de desafios de forma a garantirem a sustentabilidade e o crescimento gradual dos seus negócios.

Por outro lado, também estamos muito conscientes que o valor de investimento disponível destas empresas é por vezes limitado devido a instáveis condições de tesouraria, de financiamento do negócio ou mesmo de acesso a capitais externos.

O DESENHO ESTRATÉGICO surge como a solução ideial para as empresas que pretendem ter uma análise global e sólida do estado do seu negócio, assim como pretendem implementar estratégias inovadoras e de comprovado sucesso.

O nosso modelo de intervenção contempla um diagnóstico, a definição de um planeamento e a assessoria à implementação. É uma intervenção realizada em cocriação com a liderança / gestão da empresa. Recorremos a métodos de trabalho ativos, participativos e a dinâmicas inovadoras.

Utilizamos diversas ferramentas (mindmapping, gestão de projeto, flows, canvas, gestão por objetivos, entre outras) e recorremos a boas práticas (inter)nacionais (benchmarking) de forma a fortalecer os processos de reflexão/análise, planeamento e aceleração para o atingimento de resultados.

SERVIÇO DESENHO ESTRATÉGICO: 

  1. Diagnóstico e análise do negócio, desafios e oportunidades do mercado;
  2. Desenho de soluções e respetivo teste/validação;
  3. Plano de ação (áreas de melhoria e estratégias e implementar);
  4. Implementação e revisão do plano;
  5. Avaliação de resultados e impactes no negócio e empresa;
  6. Atualização do diagnóstico e plano de implementação durante a intervenção (ongoing).

mySTARTUP

Solução integrada de análise, arranque e gestão de Startups em condições económicas e seguras

A solução my STARTUP foi criada para dar resposta às frágeis condições de arranque da maior parte dos negócios novos/emergentes.

Foi considerando as agressivas condições de competitividade do mercado (escala mundial), a elevada velocidade da inovação e a limitada capacidade de investimento para o lançamento de novas ideias de negócio por parte de empreendedores (impedindo o estudo ponderado e ajustado ao mercado), que tomámos decisão de abraçarmos esta “causa” em 2010.

Já apoiámos mais de 120 projetos de empreendedorismo e startups, numa missão que consiste em:

  1. Adicionar experiência e rede de contactos;
  2. Incutir reflexão e ponderação na tomada de decisão (prevenindo riscos e investimentos);
  3. Orientar na direção a seguir para o negócio;
  4. Assessorar durante a implementação do negócio (p.ex. facultando redes de contactos; introduzindo modelos de parceria; fornecendo suporte de gestão).    

Considerando estes desafios, desenvolvemos a solução mySTARTUP que engloba serviços integrados, ágeis e económicos que são cruciais durante a fase de arranque de um negócio, podendo beneficiar de um pack standard ou pack integral.

SERVIÇOS mySTARTUP:

  1. Contabilidade;
  2. Gestão financeira;
  3. Plano de negócio;
  4. Plano de marketing e respetiva implementação (ver atividades em solução “Marketing & Comunicação” infra);
  5. Gestão da Qualidade (disponível modalidade outsourcing);
  6. Apoio jurídico na constituição da empresa/serviço, assegurado por profissionais externos;
  7. Ideias e modelos de negócios;
  8. Ferramentas de produtividade (gestão, comunicação e sistemas de informação);
  9. Mentoria ao/à empreendedor/a.

GROW UP

Assessoria personalizada em função do nível de crescimento, expansão ou escalabilidade do seu negócio

A solução GROW UP foi concebida para empresas que atingiram (ou se prevê que atinjam no curto prazo) um nível acentuado de crescimento (nível 1), de expansão (nível 2) ou de escalabilidade (nível 3) dos seus negócios. Neste tipo de empresas é usual iniciar-se uma nova fase da sua vida onde as necessidades também se podem alterar substancialmente. Podem ser necessidades relacionadas com o seu modelo de negócio, questões associadas à penetração em novos mercados ou à diversificação dos públicos-alvo/clientes, à necessidade de introduzir novos instrumentos de gestão do negócio, otimizar a gestão dos recursos ou das atuais soluções financeiras, entre outros.   

Algumas das áreas de desenvolvimento destas empresas são:

  • Nível de organização, estruturação e melhoria dos processos internos, que se pretendem tornar mais ágeis e geríveis;
  • Gestão/disponibilidade financeira;
  • Investimentos;
  • Estratégias de manutenção dos níveis de crescimento (p.ex. gestão do conhecimento);
  • Operacionalização transversal da mentalidade inovadora na empresa.

O processo de tomada de decisão também se torna mais complexo, implicando uma preparação gradual da liderança em determinados domínios:

  • Papéis e práticas de liderança;
  • Modelo de gestão; tipos e políticas de inovação;
  • Recursos humanos, nos quais a gestão e a manutenção dos talentos é crucial nos próximos anos;
  • Implementação estratégica de parcerias para o desenvolvimento (p.ex: área de atuação; áreas complementares; parceiros tecnológicos; consultores especializados; fornecedores estratégicos)

Com a solução GROW UP asseguramos um conjunto de serviços customizáveis que estão interligados em função do estágio, objetivos e prioridades estratégicas do negócio.

SERVIÇOS GROW UP: 

  1. Plano de negócio e crescimento;
  2. Plano de marketing  (ver atividades-exemplo em solução “Marketing & Comunicação” infra);
  3. Mentoria ao/à líder e/ou à equipa de gestão;
  4. Gestão financeira;
  5. Contabilidade de gestão;
  6. Análise e redefinição do modelo de negócio;
  7. Gestão da Qualidade (disponível modalidade outsourcing);
  8. Apoio jurídico (assegurado por profissionais externos especializados).

Marketing & Comunicação

Hoje, tudo é marketing, tudo é comunicação!
Veja aqui como criamos soluções geradores de impactos no crescimento sustentável.

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Hoje em dia tudo é (e pode ser “bom”) marketing!

Considerando que os recursos são escassos, os clientes se encontram sobreestimulados com “ofertas” e informações e as novas tecnologias já cumprem um papel (automático) na venda a análise estratégica, o benchmarking e a promoção e venda dos nossos produtos/atividades carecem de uma poderação e definição acutilante.

As estratégias de marketing e venda alteraram-se significativamente na última década (2010>2021) devido às tecnologias (facilidade e comodidade de consumo de qualquer produto/serviço), mudança de hábitos de consumo, inovações ao nível dos serviços e a outros fatores impactantes nos negócios (p.ex: Covid19). Assim. se por um lado, temos cada vez mais intrumentos e tecnologias que nos auxiliam na função do marketing e função comercial, por outro lado, frágeis análises e decisões sobre a estratégia a seguir, podem fragilizar a posição da nossa organização no “radar mental” dos nossos clientes e parceiros.

O desafio, hoje, consiste então em analisar-se internamente o negócio e a selecionar ferramentas necessárias e suficientes (“less is more”) para a sua atividade, nunca se descurando o tempo para o benchmarking. 

SERVIÇOS MARKETING:

  1. Reflexão estratégica e (re)posicionamento do produto/atividade no mercado de atuação;
  2. Alinhamento da estratégia de marketing com a estratégia comercial (e vice-versa);
  3. Desenvolvimento de materiais e instrumentos de comunicação (design gráfico; materiais de comunicação; plataformas digitais);
  4. Estabelecimento de um plano de marketing (e de comunicação);
  5. Utilização do benchmarking enquanto ferramenta para validar a direção, reposicionar e introduzir melhorias/inovação;
  6. Assessoria na implementação do plano de marketing e comunicação.

Movimento é vida!
E com isto, a evolução  da identidade, a escrita e uso do storytelling e a verdadeira demostração do valor do que fazemos não pode ser esquecido!   

Mas

  1. Qual é o valor que o nosso público-alvo atribui ao nosso produto/serviço?
  2. Como poderá o cliente percecionar melhor os verdeiros benefícios do que lhe estamos a entregar?
  3. Como implementar um plano que aproxima e fideliza os públicos-alvo? 

Alinhado com a estratégia da organização, cabe à comunicação fazer passar a mensagem certa, com o máximo de impacto possível, junto dos públicos-alvo. Esta responsabilidade é 100% da sua organização.

Para tal, é muito importante que o plano de comunicação seja claro, assertivo e esteja muito bem alinhado com os objetivos da organização.

Objetivos de um plano de comunicação (exemplos):

  1. Comunicação direta para o aumento de vendas;
  2. Comunicação corporativa/institucional;
  3. Comunicação interna;
  4. Comunicação para o desenvolvimento.

Na área da comunicação é vital a definição do posicionamento da organização nas suas áreas de intervenção, a seleção de estratégias e instrumentos a utilizar e a implementação de um plano de comunicação, devendo este ser um instrumento compreendido/compreensível e bem dirigido à audiência à qual se dirige. Se a audiência não compreende ou sente que não lhe é dirigido, o seu cérebro simplesmemente utiliza o automatismo DELETE ou SPAM… Tão simples quanto isto!

SERVIÇOS BRACING:

  1. Posicionamento estratégia da organização no mercado-alvo (atual vs. potencial);
  2. Estratégia de comunicação;
  3. Desenvolvimento de materiais e instrumentos de comunicação:
    • Design gráfico;
    • Materiais de comunicação;
    • Websites e plataformas digitais;
    • Elaboração do plano de comunicação, em cocriação e assente num processo de capacitação da empresa;
  4. Acompanhamento de resultados e de impactes e suporte à tomada de decisão.

Indique-nos aqui quando quer reunir!

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