Assessoria e Consultoria

Apoio especializado e personalizado para a aceleração de resultados dos negócios nos diferentes estágios de desenvolvimento das empresas/entidades:
 1. Estudo e teste de novas ideias de negócio (empresários e empreendedores);
 2. Estruturação e arranque de novos negócios (startup e spin-off);
 3. Crescimento e expansão de empresas (scale-up);
 4. Reestruturações (turn over).

Áreas de valor acrescentado: (i) estudo, análise e validação do modelo de negócio (inter)nacional; (ii) estruturação e montagem de operações (novos negócios ou redesenho); (iii) posicionamento estratégico no mercado e plano de implementação; (iv) estratégia de negócio; (v) gestão global, organização e gestão financeira; (vi) eficiência e inovação; (vii) marketing e comunicação.

Escolha a solução que maior valor acrescentado traz ao seu negócio e não hesite em contactar-nos!

DESENHO ESTRATÉGICO

Desenho e implementação da estratégia mais focada no crescimento sustentável da sua empresa

Com uma vasta experiência de mercado, constatamos que os empresários e os gestores das PME portuguesas necessitam superar um vasto conjunto de desafios de forma a garantirem a sustentabilidade e o desenvolvimento contínuo dos seus negócios.

Também estamos conscientes que o valor de investimento disponível das empresas é, por vezes, limitado devido a instáveis condições de tesouraria, de financiamento do negócio ou de acesso a capitais externos.

O DESENHO ESTRATÉGICO surge como a solução ideial para as empresas que pretendem ter uma radiografia global e precisa do estado dos seus negócios, bem como querem desenhar e implementar estratégias inovadoras de crescimento.

O nosso modelo de intervenção contempla um diagnóstico, a definição de um planeamento e a assessoria durante a implementação. É uma intervenção em cocriação com a liderança / gestão da empresa.

Recorremos a métodos de trabalho ativos, participativos e a dinâmicas inovadoras. Utilizamos diversas ferramentas e boas práticas internacionais (benchmarking) de forma a fortalecer os processos de reflexão/análise, planeamento e atingimento de resultados.  

  1. Diagnóstico e análise (do negócios e dos desafios);
  2. Desenho de soluções e respetivo teste/validação;
  3. Plano de ação (estratégias e implementar);
  4. Implementação e revisão do plano;
  5. Avaliação de resultados e impactes na empresa.

my STARTUP

Solução integrada para a análise e arranque de Startups em condições vantajosas e seguras

A solução my STARTUP nasceu para dar resposta às frágeis condições de arranque dos negócios novos/emergentes.

Considerando as agressivas condições de competitividade do mercado (escala mundial), a alta velocidade dos processos de inovação e a reduzida capacidade de investimento privado para o lançamento de novas ideias de negócio por parte de empreendedores (bloqueando o acesso ponderado e viável ao mercado), a BRACING tomou a decisão de se dedicar a esta “causa”, estando especializada no tema Startup desde 2010.

Já apoiámos mais de 100 projetos de empreendedorismo e startups, numa missão que consiste em adicionar experiência (profissional e pessoal), incutir reflexão e ponderação na tomada de decisão (prevenindo riscos e investimentos), orientar na direção a seguir para o negócio e assessorar durante a implementação do negócio (p.ex. introduzindo redes de contactos e modelos de parceria).    

Considerando estes desafios, a BRACING desenvolveu o mySTARTUP que é uma solução integrada que engloba serviços cruciais durante a fase de arranque de um negócio:

  1. Contabilidade;
  2. Plano de negócio;
  3. Plano de marketing e respetiva implementação;
  4. Apoio jurídico na constituição da empresa/organização (ou em serviço contínuo), assegurado por profissionais externos;
  5. Gestão financeira;
  6. Ideias e modelos de negócios;
  7. Mentoria / Assessoria ao empresário.

GROW UP

Apoio específico para empresas em fase acelerada de crescimento ou de expansão do seu negócio

A solução GROW UP foi concebida para empresas que atingiram (ou se prevê que atinjam no curto prazo) um nível acentuado de crescimento.

É usual que neste tipo de empresas se inicie uma nova fase da sua vida onde as necessidades também se alteram substancialmente.

Alguns desafios para estas empresas (e para os seus líderes) prendem-se, por exemplo, com o nível de organização, estruturação e melhoria dos processos internos (que se pretendem ágeis mas geríveis), com a gestão financeira e os investimentos, e com estratégias de manutenção dos níveis de crescimento.

O processo de tomada de decisão também se torna mais complexo, implicando uma preparação gradual da liderança em determinados domínios: papéis e práticas de liderança; modelo de gestão; tipos e políticas de inovação; recursos humanos, nos quais a gestão e a manutenção dos talentos é crucial nos próximos anos; implementação estratégicos de parceria.

Com a solução GROW UP asseguramos um conjunto de serviços customizáveis que estão interligados em função do estágio, objetivos e prioridades estratégicos do negócio: 

  1. Plano de negócio e crescimento;
  2. Plano de marketing;
  3. Mentoria e Assessoria ao empresário / líder;
  4. Gestão financeira;
  5. Contabilidade;
  6. Análise e redefinição do modelo de negócio;
  7. Apoio jurídico (assegurado por profissionais externos especializados).

MARKETING & COMUNICAÇÃO

Hoje, tudo é marketing e comunicação! Desde o posicionamento no mercado à criação de uma marca que conta uma história…. Da estratégia de negócio à implementação de planos consistentes e ágeis que o mercado-alvo “compre”. Criamos soluções de impacto para um crescimento sustentável.

Hoje em dia tudo é (e pode ser “bom”) marketing!

Considerando que os recursos são escassos, os clientes se encontram sobreestimulados com “ofertas” e informações e as novas tecnologias já cumprem um papel (automático) na venda, o benchmarking, a reflexão estratégica e a promoção e venda dos nossos produtos/atividades carecem de uma poderação e definição acutilante.

As estratégias de marketing e venda alteraram-se significativamente na última década (2010>2021) devido às tecnologias (facilidade e comodidade de consumo de qualquer produto/serviço), mudança de hábitos de consumo, inovações ao nível dos serviços, entre outros fatores também impactantes nos negócios (p.ex: Covid19. Assim, se por um lado, temos cada vez mais intrumentos e tecnologias que nos auxiliam na função do marketing e das vendas, por outro lado, as frágeis análises e decisões sobre a estratégia a seguir, podem fragilizar a posição da nossa organização no “radar mental” dos nossos clientes/parceiros.

O desafio, hoje, consiste então na análise interna e na seleção de boas e suficientes (“less is more”) ferramentas para a sua atividade. E, não se esqueça, dê espaço para o benchmarking na área do marketing 🙂 

SERVIÇOS BRACING:

  1. Reflexão estratégica e (re)posicionamento do produto/atividade no mercado de atuação;
  2. Alinhamento da estratégia de marketing com a estratégia comercial (e vice-versa);
  3. Desenvolvimento de materiais e instrumentos de comunicação (design gráfico; materiais de comunicação; plataformas digitais);
  4. Estabelecimento de um plano de marketing (e de comunicação);
  5. Utilização do benchmarking enquanto ferramenta para validar a direção, reposicionar e introduzir melhorias/inovação;
  6. Assessoria na implementação do plano de marketing e comunicação.

Contexto > Soluções (Produtos/Serviços/Atividades)
Objetivos > Públicos-alvo
Estratégia > Mensagens
Mensagens > Instrumentos
Planeamento (e Orçamento)

Movimento é vida! E com isto, a evolução  da identidade, a escrita e uso do storytelling e verdadeira demostração do valor do que fazemos não pode ser esquecido!   

Mas

  1. Qual é o valor que o nosso público-alvo atribui ao nosso produto?
  2. Como poderá o cliente percecionar melhor os verdeiros benefícios do que lhe estamos a fornecer?
  3. Como implementar um plano que aproxima e fideliza os públicos-alvo, proporcionando-nos sustentabilidade e crescimento? 

Alinhado com a estratégia da organização, cabe à comunicação fazer passar a mensagem certa, com o máximo de impacto possível, junto dos públicos-alvo. Esta responsabilidade é 100% da sua organização.

Para tal, é muito importante que o plano de comunicação seja claro, assertivo e esteja muito bem alinhado com os objetivos da organização.

Objetivos de um plano de comunicação (exemplos):

  1. Comunicação direta para o aumento de vendas;
  2. Comunicação corporativa/institucional;
  3. Comunicação interna;
  4. Comunicação para o desenvolvimento.

Na área da comunicação é vital a definição do posicionamento da organização nas suas áreas de intervenção, a seleção de estratégias e instrumentos a utilizar e a implementação de um plano de comunicação, devendo este ser um instrumento compreendido/compreensível e bem dirigido à audiência à qual se dirige.

SERVIÇOS BRACING:

  1. Posicionamento estratégia da organização no mercado-alvo (atual vs. potencial);
  2. Estratégia de comunicação;
  3. Desenvolvimento de materiais e instrumentos de comunicação (design gráfico; materiais de comunicação; plataformas digitais);
  4. Elaboração do plano de comunicação, em cocriação e assente num processo de capacitação da organização;
  5. Acompanhamento de resultados e de impactes.

Indique-nos aqui quando quer reunir!

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