Mentoria (Executive & Business)

Apoio na tomada de decisão e capacitação de empreendedor@s e empresári@s em função dos seus desafios profissionais. Objetivos pré-definidos para os processos de mentoria:

#1 Redução do custo e tempo de aprendizagem;
#2 Aumento da rede de contactos;
#3 Aumento do know-how (transferência de conhecimento);
#4 Aumento de negócios;
#5 Retenção de talentos nas organizações.

Somos Mentores Certificados da APMENTOR (Associação Portuguesa de Mentoring) e da EMCC Portugal (European Mentoring & Coaching Council).

Co-desenvolvemos um programa europeu de Mentoria assente em negócios emergentes, nascent enterprises e empreendedorismo.

Contacte-nos para, em conjunto, analisarmos os seus desafios!

Executive Mentoring  &  Business Mentoring

O mentoring é um processo de aprendizagem entre duas pessoas que requer confiança, competência e compromisso (emocional) que prepara o mentorando para o futuro: gestão, conhecimento, custo e tempo de aprendizagem, diversidade (know-how, negócios e contactos) e retenção de talentos.

O que é a mentoria?

A mentoria é uma relação de aprendizagem entre duas pessoas que requer confiança, competência e compromisso (emocional). Implica escutar, questionar, desafiar e fornecer suporte, para o desenho de soluções e para a tomada de decisão (ser empresário; saber gerir recursos; gerir uma empresa).

De entre as diversas situações onde a Mentoria pode conduzir a resultados com valor acrescentado, dois os modelos de mentoriade que a BRACING realiza, com o correspondente desenvolvimento de competências/instrumentos: Executive Mentoring (EM) e Business Mentoring (BM).

A BRACING realiza estes dois modelos de mentoria (EM e BM), intervenções estas que seguem as mesmas regras e características. A grande diferença que se verifica entre o Executive Mentoring e o Business Mentoring reside fundamentalmente no estado e maturidade do negócio e no objetivo de desenvolvimento e/ou aceleração de resultados.

Como funciona a mentoria?

A Mentoria é uma relação de acompanhamento, de partilha e entreajuda entre indivíduos, o Mentor e o Mentorando, cujo objetivo é favorecer a transferência de know-how, de experiências, de valores e o reforço dos laços sociais. A força do binómio Mentor-Mentorando é favorecer a solidariedade para reduzir o isolamento e permitir um desenvolvimento pessoal num ambiente profissional e social em constante evolução.

Nesta relação, o Mentor é uma pessoa com uma experiência académica e profissional consolidada, disposta a partilhar o seu know-how, a sua experiência e os seus conhecimentos para ajudar um Mentorando a desenvolver suas competências pessoais e profissionais. Por outro lado, o Mentorando é uma pessoa que procura apoio, progressão ou evolução (motivada e voluntária) para beneficiar dos conselhos do Mentor. Esta relação baseia-se na partilha de informações, no respeito mútuo e assente em valores basilares.

A Mentoria só dá verdadeiros resultados quando proativamente assumido pelo Mentorando e quando os objetivos são definidos e assumidos por este.

Qual é o melhor modelo de mentoria para mim?

Para melhor entender, analise o enquadramento e objetivos específicos das mentorias Executive Mentoring (EM) e Business Mentoring (BM) que se encontram na tabela seguinte.

Business Mentoring – Apoio a empresas Nascentes e Startups

    1. Foco → Empenho
    2. Autoconfiança
    3. Desenho e validação do Modelo de Negócios
    4. Procura de financiamento
    5. Networking e rede de contactos
    6. Acesso ao mercado
    7. Estratégias de médio e longo-prazo
    8. Processos administrativos, legais e fiscais

Executive Mentoring – Aceleração no Crescimento Empresarial

    1. Adequação do programa de mentoria à duração do programa de aceleração
    2. Foco → Empenho
    3. Desafio (e Autoconfiança)
    4. Motivação
    5. Potenciação, desenvolvimento de Know-How
    6. Legitimação do negócio no mercado (afirmação)
    7. Internacionalização
    8. Networking e rede de contactos.
Mentoria Bracing.pt

Encontrar um Mentor é o Caminho para os líderes de sucesso.

Encontre um Mentor que partilhe a sua visão, mas que também o questione de forma construtiva. Só assim:
1) poderá validar e prevenir obstáculos e;
2) objetivar e fortalecer a direção do seu projeto;
3) desenvolver-se, neste projeto e para os próximos projetos.

E, lembre-se, que a hora do seu projeto é… agora!

se procura inspiração, foco e sinergias num espaço moderno de trabalho,

venha conhecer o Cowork140

Mostrar botões
Esconder botões
Scroll to Top