Mentoria e capacitação de empresári@s e empreendedor@s
Apoio na tomada de decisão e capacitação de empreendedor@s e empresári@s em função dos seus desafios profissionais.
Objetivos pré-definidos para os processos de mentoria:
#1 Redução do custo e tempo de aprendizagem;
#2 Aumento da rede de contactos;
#3 Aumento do know-how (transferência de conhecimento);
#4 Aumento de negócios;
#5 Retenção de talentos nas organizações.
Somos Mentores Certificados da APMENTOR – Associação Portuguesa de Mentoring e da EMCC Portugal – European Mentoring & Coaching Council.
Co-desenvolvemos um programa europeu de Mentoria assente em negócios emergentes, nascent enterprises e empreendedorismo.
O que é a mentoria?
A mentoria (ou mentoring) é um processo de aprendizagem entre duas pessoas que requer confiança, competência e compromisso (emocional) e prepara (e capacita) o/a mentorado/a para o futuro, seja na dimensão da gestão, aumento de conhecimento, redução de custo e tempo de aprendizagem, aumento da diversidade ao nível de know-how, negócios e contactos, ou na gestão/retenção de talentos do seu projeto.
A mentoria é uma relação de aprendizagem entre duas pessoas que requer confiança, competência e compromisso (emocional)!
Implica escutar, questionar, desafiar e fornecer suporte, para o desenho de soluções e para a tomada de decisão (ser empresário; saber gerir recursos; gerir uma empresa).
De entre as diversas situações onde a Mentoria pode conduzir a resultados com valor acrescentado, dois os modelos de mentoriade que a BRACING realiza, com o correspondente desenvolvimento de competências/instrumentos: Executive Mentoring (EM) e Business Mentoring (BM).
A BRACING realiza estes dois modelos de mentoria (EM e BM), intervenções estas que seguem as mesmas regras e características. A grande diferença que se verifica entre o Executive Mentoring e o Business Mentoring reside fundamentalmente no estado e maturidade do negócio e no objetivo de desenvolvimento e/ou aceleração de resultados.
Como funciona a mentoria?
A Mentoria é uma relação de acompanhamento, de partilha e entreajuda entre indivíduos, o Mentor e o Mentorando, cujo objetivo é favorecer a transferência de know-how, de experiências, de valores e o reforço dos laços sociais. A força do binómio Mentor-Mentorando é favorecer a solidariedade para reduzir o isolamento e permitir um desenvolvimento pessoal num ambiente profissional e social em constante evolução.
Nesta relação, o Mentor é uma pessoa com uma experiência académica e profissional consolidada, disposta a partilhar o seu know-how, a sua experiência e os seus conhecimentos para ajudar um Mentorando a desenvolver suas competências pessoais e profissionais. Por outro lado, o Mentorando é uma pessoa que procura apoio, progressão ou evolução (motivada e voluntária) para beneficiar dos conselhos do Mentor. Esta relação baseia-se na partilha de informações, no respeito mútuo e assente em valores basilares.
A Mentoria só dá verdadeiros resultados quando proativamente assumido pelo Mentorando e quando os objetivos são definidos e assumidos por este.
Qual é o melhor modelo de mentoria para mim?
Para melhor entender, analise o enquadramento e objetivos específicos das mentorias Executive Mentoring (EM) e Business Mentoring (BM) que se encontram na tabela seguinte.
Business Mentoring – Apoio a empresas Nascentes e Startups
- Foco → Empenho
- Autoconfiança
- Desenho e validação do Modelo de Negócios
- Procura de financiamento
- Networking e rede de contactos
- Acesso ao mercado
- Estratégias de médio e longo-prazo
- Processos administrativos, legais e fiscais
Executive Mentoring – Aceleração no Crescimento Empresarial
- Adequação do programa de mentoria à duração do programa de aceleração
- Foco → Empenho
- Desafio (e Autoconfiança)
- Motivação
- Potenciação, desenvolvimento de Know-How
- Legitimação do negócio no mercado (afirmação)
- Internacionalização
- Networking e rede de contactos.
Encontrar um Mentor é o Caminho para os líderes de sucesso.
Encontre um Mentor que partilhe a sua visão, mas que também o questione de forma construtiva. Só assim:
1) poderá validar e prevenir obstáculos e;
2) objetivar e fortalecer a direção do seu projeto;
3) desenvolver-se, neste projeto e para os próximos projetos.
E, lembre-se, que a hora do seu projeto é… agora!