O papel da Qualidade na atual gestão das IPSS.

A natureza do trabalho social implica que, a mão de obra que não possa ser substituída pelo investimento ao nível de capital físico, tornará as IPSS cada vez mais dependentes do Capital Humano, sendo esta premissa um fator que cria obstáculos ao desenvolvimento de qualquer organização se não for bem gerido.
(Melnik et al,2013)

Assim, a capacitação do capital humano das IPSS é um desafio premente no sentido da adoção de modelos de gestão modernos, profissionalizantes e capazes de as tornar mais robustas nas áreas da qualidade e inovação.
(Melnik et al,2013)

No quadro da gestão das IPSS deparamo-nos com os seguintes principais desafios:

• Sustentabilidade e inovação:
o Dependência financeira – impacto na capacidade de atrair Capital Humano;
o Incapacidade de resposta dos equipamentos sociais;
o Inovação social e tecnológica – qualidade de serviço.

• Gestão:
o Práticas de gestão pouco formalizadas – o nível de utilização de ferramentas não obedece a uma sistematização de processos de gestão de recursos;
o Primazia pela missão organizacional;
o Capacitação das lideranças das instituições e das direções técnicas nas áreas de organização e gestão.

• Capital Humano:
o A dificuldade na obtenção de recursos financeiros interfere no sistema de recompensas (p.ex. nas compensações monetárias);
o Dificuldade na capacitação e retenção de talentos qualificados;
o Profissionalização, qualificação e valorização do Capital Humano.

Assim, nos últimos anos, as IPSS têm-se visto confrontadas com a crescente exigência ao nível da qualidade, gestão dos recursos e eficiência.

Dada a vasta experiência da BRACING na implementação de Sistemas de Gestão, desenvolvemos uma abordagem inovadora e impactante para as organizações do terceiro setor através de um Programa Gradual de Melhoria Contínua, segundo a norma da qualidade (ISO 9001:2015) e recorrendo a uma plataforma online, flexível, e económica que é adaptável ao estágio de desenvolvimento de cada Organização. Com este programa, conseguimos manter o nosso compromisso de sempre: 100% de garantia da Qualidade na sua Organização!

Apresentamos-lhe o SELO DE GESTÃO PROATIVA® que é a solução ágil e focada na sustentabilidade da atividade da sua Organização.

Como funciona?

Com o SELO DE GESTÃO PROATIVA® a Direção da Organização terá a garantia da melhoria dos seus processos internos e poderá optar por prosseguir para o processo de certificação com um nível de preparação elevado.
Saiba mais em https://bracing.pt/agilidade/!

Responda-nos a esta newsletter, preenchendo o nosso formulário de contacto, para agendarmos uma reunião sem qualquer compromisso. Teremos imenso gosto em dar-lhe a conhecer as vantagens e casos práticos que demonstram o aumento de impacto em organizações como a sua.

Scroll to Top

Receba a nossa newsletter e ferramentas para o seu negócio!